As entradas no cabelo costumam incomodar e abalar a auto estima de homens e mulheres. Por este motivo, o Dr. Felipe Haikal médico que realiza transplante capilar em Ribeirão Preto destaca a importância de ter atenção aos primeiros sintomas do problema, para encontrar as soluções que impeçam a progressão da queda. Mas se já está em um estágio avançado, existem diferentes tratamentos que podem ajudar.
Ao realizar uma avaliação com um profissional, torna se possível ter o diagnostico correto quanto à causa das falhas capilares, que podem ser tanto questões hormonais e de genética quanto traumas na região durante a vida adulta.
O que são as entradas no cabelo?
O passo inicial para o tratamento das entradas é identificar do que realmente se trata, pois não existe somente uma causa e um tipo de falha na região. Quando a linha de implementação entre a testa e o couro cabeludo avançam, as famosas entradas ficam bem aparentes e se tornam bastante incomodas.
Quando é realizado o diagnostico de forma correta, alguns tratamentos podem se mostrar eficazes na redução do problema e até mesmo na eliminação das entradas, como nos casos hormonais ou até mesmo dos implantes capilares.
Veja, a seguir, alguns dos principais tipos de entradas no cabelo:
- Entradas normais de desenvolvimento;
- Alopecia androgenética;
- Alopecia triangular congênita;
- Alopecia de tração;
- Alopecia areata.
Entradas de cabelo e calvície são a mesma coisa?
Não, a calvície e as entradas não são a mesma coisa. Uma pessoa que tenha entradas no cabelo nem sempre será calva com o passar do tempo. Segundo o Dr. Felipe Haikal em uma situação como essa, as entradas se manifestam e precisam ser avaliadas por um médico para que possa orientar o paciente.
Já a calvície ocorre em 50% dos homens. Que se caracteriza por uma forma de alopecia gradual e progressiva em decorrência de alguns fatores genéticos. Na maioria dos casos, a queda capilar está diretamente associada aos hormônios masculinos, principalmente a testosterona.
Quais as causas mais comuns das entradas no cabelo?
Apesar de ser mais comum em homens, as entradas no cabelo também podem acometer as mulheres por motivos variados. É importante ficar atento aos sinais iniciais e procurar ajuda de médico, não deixando o problema se agravar. O atraso no diagnostico prejudica o tratamento e pode fazer com que a situação avance em alguns casos.
As causas mais comuns de entradas de cabelo em mulheres são:
- Família com muitos casos de homens com calvície;
- Distúrbios hormonais, especialmente no pós parto;
- Excesso de stress;
- Excesso de química nos fios;
- Irregularidades na menstruação;
As causas mais comuns de entradas de cabelo em homens são:
- Herança genética;
- Alterações na tireoide;
- Anemia;
- Problemas psicológicos;
- Ingestão de álcool e drogas em excesso.
Quais são as opções de tratamento?
O Dr. Felipe Haikal destaca que existem uma serie de tratamentos personalizados, que acabam com as entradas de forma eficaz tratando a causa. Por isso a importância de procurar um profissional para um diagnóstico correto da causa e assim seja escolhido um tratamento que mais se encaixe na necessidade do paciente.
O transplante capilar sem cicatriz linear FUE, se mostra uma boa alternativa as entradas de cabelo, por se tratar de uma técnica pouco invasiva, com uma recuperação rápida e que traz ótimos resultados, tanto para homens quanto para mulheres.
Alguns casos também podem ser acompanhados com medicamentos ou tratamentos específicos para cabelos fracos ou quebradiços.
Independentemente de qual seja a causa da sua insatisfação com os fios, o que realmente importa é que, após uma avaliação detalhada, seja possível encontrar a melhor forma de recuperar a sua autoestima.
Transplante capilar em Ribeirão Preto
Se você deseja mais informações sobre o transplante capilar, entre em contato com Dr. Felipe Haikal, médico profissional em cirurgia de Transplante Capilar em Ribeirão Preto.