A perda dos cabelos afeta a estética principalmente quando ocorre em pessoas mais novas, mas não é só essa a preocupação da calvície, os cabelos também são uma proteção para a cabeça.
Afinal, quem sobre com a calvície sabe como o sol quente pode queimar o couro cabeludo, sofre bem mais com o frio e corre mais riscos de lesões de pele, com isso é importante ficar atento aos primeiros sinais de calvície.
Nas imagens acima, temos um exemplo de calvície em um estágio intermediário em que Dr. Felipe realizou o transplante capilar. As entradas estão começando a se tornar evidentes, e o transplante capilar neste caso, visa promover um rejuvenescimento para o paciente, cobrindo as entradas com um aspecto natural.
O que torna a queda de cabelo evidente?
Reparar uma maior queda de cabelo na hora do banho não é suficiente para um diagnostico de calvície. Ainda que o ritmo de perda de cabelo seja variável, a queda é um processo natural de troca de fios.
Em média uma pessoa perde de 100 a 130 fios de cabelo por dia. Dessa maneira, uma pessoa passa por uma perda completa do cabelo em um período que pode variar de 3 a 5 anos.
Esse processo de perda é natural e corresponde a quantidade de fios que o corpo produz, levando a um processo de reposição, de renovação dos cabelos, sem levar à calvície.
É importante observar esse processo de queda, bem como a sua velocidade e se o cabelo começa a ficar mais ralo.É possível observar isso quando a linha de divisão, no momento de pentear, se torna cada vez mais visível ou quando ao prender um rabo de cavalo, a pessoa observa que o volume diminui gradativamente.
Além disso, as entradas podem ficar cada vez mais visíveis, fazendo com que a extensão da testa fique maior. No alto da cabeça, o couro cabeludo também se torna mais evidente. Esses são sinais de calvície importantes e que não devem ser ignorados.
Entenda os diferentes tipos de calvície e identifique sua condição
Existem vários tipos de calvície, suas causas são diferentes, bem como sua evolução e o tratamento. Saiba como identificar:
Alopecia areata – Esse tipo de alopecia atinge uma em cada mil pessoas, é caracterizado pela queda de cabelo em forma de círculos no couro cabeludo. Existe também a possibilidade desse tipo de calvície se estender para outras regiões do corpo.
Embora não se saiba exatamente quais são as causas da alopecia areata, seu surgimento está bastante relacionado a situações de estresse ou outras dificuldades emocionais. Por isso, ela afeta tanto homens quanto mulheres e de todas as idades.
Na maioria dos pacientes que sofre com essa condição, a calvície não atinge toda a cabeça e o cabelo cresce novamente depois de algum tempo. Apenas em alguns casos a perda é definitiva e total. No entanto, não é incomum a alopecia areata ser recorrente.
Alopecia androgenética – é o tipo de calvície mais comum. Normalmente atinge mais os homens, mas as mulheres também podem sofrer com esse problema, causando um incomodo estético grande e um impacto na autoestima.
Esse tipo de alopecia está relacionada ao efeito da testosterona no organismo, um fator genético. Hormônio presente em maior quantidade no corpomasculino, que contribui para atrofiar os bulbos capilares, que são os folículos onde os fios são produzidos.
O bulbo capilar não consegue produzir novos fios. Os cabelos caem e não há uma reposição suficiente e o paciente vai perdendo o cabelo de forma gradual.
Diferente da alopecia areata, que a perda forma trechos circulares de calvície, a alopecia genética causa uma perda difusa dos fios. Em mulheres, a perda se acentua na linha média.
Apesar da predisposição genética para esse tipo de alopecia ser um fator muito importante, outras condições de saúde podem contribuir para o surgimento do problema, especialmente em mulheres. A menopausa e a síndrome dos ovários policísticos são exemplos de condições que causam hiperandrogenismo relativo, acentuando a queda de cabelos.
Alopecia difusa – conhecida como eflúvio telógeno, essa condição pode aparecer devido ao estresse emocional. A perda do cabelo é de forma difusa e não forma uma área careca bem definida.
A alopecia difusa pode ter outras causas além do estresse emocional. É comum ela aparecer entre 3 a 5 meses do pós parto, após doenças crônicas e febris. Nesses casos o motivo da queda fica muito mais claro.
Não é comum acontecer a queda total dos cabelos. Porém, os fios se soltam facilmente do couro cabeludo quando são puxados, a perda é acentuada e os cabelos perdem densidade e mais lisos.
O que fazer quando os cabelos caem
A calvície tem causas diversas e pode se manifestar de formas diferentes. Por isso, não existe um tratamento único e os procedimentos são indicados de acordo com as necessidades de cada paciente.
Para alguns casos, existem medicamentos tópicos e sistêmicos, tratamentos com lâmpadas LED ou laser terapia. Contudo, muitas vezes a única solução é o transplante capilar.
Aos primeiros sinais de calvície, é importante realizar uma avaliação médica. O profissional especializado conseguirá identificar as causas do problema e indicar o melhor procedimento para o seu caso de calvície.
Especialista em transplante capilar em Ribeirão Preto
Se você deseja mais informações sobre o transplante Capilar, entre em contato com Dr. Felipe Haikal, médico especializado em cirurgia de Transplante Capilar em Ribeirão Preto. Clique no botão do Whatsapp abaixo para maiores informações.