Um dos responsáveis pela queda de cabelo são os andrógenos, hormônios responsáveis pelo desenvolvimento das características do sexo masculino, sendo a mais comum o DHT.
Estudos indicam que a enzima chamada 5-alfa redutase é responsável por promover a conversão da testosterona em outro andrógeno, chamado di-hidrotestosterona (DHT), que atua em lugares como o folículo piloso ou unidade folicular, estrutura composta por 1 fio de cabelo. Uma vez que ele cessa o crescimento da região, prejudica a passagem de nutrientes e vitaminas para o folículo piloso, e passa a produzir fios cada vez mais finos e fracos.
Algumas pesquisas sugerem que pessoas com pré-disposição genética para calvície possuem os receptores mais sensíveis a presença de DHT, impedindo a transferência de vitaminas e nutrientes.
Existem pesquisas ainda que associam a maior presença de enzima 5-alfa redutase com a alopecia androgenética, onde nesses pessoas existe uma maior presença de DHT.
Algumas pesquisas associam a maior presença de enzima 5-alfa redutase com a alopecia androgenética, em pessoas calvas existe uma maior presença do DHT.
No entanto, os folículos pilosos que ficam na nuca não sofrem com a presença do DHT e não são afetados pela calvície, por isso o transplante capilar é realizado transferindo da área doadora para a área receptora, com isso a área receptora passa a produzir cabelos de forma natural.
Como é o pós operatório da cirurgia de transplante capilar?
Após a cirurgia o paciente é liberado e já pode retomar a sua rotina normalmente, sendo indicado seguir as orientações médicas e o acompanhamento médico durante os meses seguintes a cirurgia, até que receba a alta médica.
Na maioria dos casos o pós operatório do transplante capilar é bem tranquilo, não havendo a necessidade de grandes restrições e sendo possível lavar os cabelos normalmente. Após um mês do transplante, é normal que os fios implantados caiam para estimular o organismo a cobrir a região.
É importante que o paciente evite exercícios mesmo que leves até o terceiro dia de recuperação, já os exercícios intensos levam um tempo maior para que possam ser realizados, assim como a ingestão de bebidas alcoólicas, fumar cigarros e exposição direta ao sol.
Vale destacar que realizar o procedimento com profissional altamente capacitada que tenha uma equipe qualificada faz toda a diferença, o Dr. Felipe Haikal médico médico que realiza cirurgia cirurgia de transplante capilar, seus atendimentos são realizados Ribeirão Preto.
Posso cortar o cabelo após o procedimento do transplante capilar?
Uma das maiores dúvidas dos pacientes é com relação ao corte de cabelo depois da cirurgia de transplante capilar e se há algum risco dos folículos implantados caírem por conta do corte dos fios.
Por conta da naturalidade dos fios, após o tempo de recuperação do paciente é possível cortar normalmente os cabelos, uma vez que a base dos folículos estará bem fixada no couro cabeludo e, portanto, não haveria riscos do cabelo implantado ser removido no momento do corte.
Segundo o Dr. Felipe Haikal, é importante não se descuidar do tratamento para a calvície depois do transplante capilar realizado, deve se utilizar a medicação recomendada pelo seu médico e realizar as consultas pós operatórias durante o período de recuperação.
Uma vantagem da técnica FUE é a possibilidade de usar cortes de cabelo mais curtos, uma vez que não se tem a presença de uma cicatriz linear no local doador.
Transplante Capilar Ribeirão Preto
Se você deseja mais informações sobre o transplante Capilar, entre em contato com Dr. Felipe Haikal, cirurgião de Transplante Capilar em Ribeirão Preto.