É importante que as possíveis causas da alopecia sejam detectadas de forma precoce para que sejam tratadas a tempo.
Sendo Dr. Felipe Haikal médico que realiza transplante capilar em Ribeirão Preto, a alopecia é conhecida como a perda reversível ou irreversível dos folículos capilares, causando com isso menos densidade de cabelo na região, uma sensação de cabelo difuso.
Quando o cabelo completa o seu ciclo de vida, ele cai do couro cabeludo para abrir lugar para novos cabelos, que são mais novos e saudáveis. Às vezes o cabelo que cai não é substituído, pois pulou alguma etapa do crescimento, causando uma ausência visível, normalmente a queda de cabelo se torna notória quando excede 50%.
O uso de um dermatoscopio ou microcâmera capilar ajuda a examinar o couro cabeludo na busca de possíveis causas de alopecia.
A alopecia é classificada em dois grupos principais, aqueles com couro cabeludo normal ou saudável e aqueles com couro cabeludo patológico.
Principais causas da alopecia androgenética
A alopecia pode ser causada por três fatores diferentes, são eles:
- Genética;
- Idade;
- Alterações hormonais.
Segundo o Dr. Felipe Haikal médico que realiza transplante capilar, geralmente a alopecia é desencadeada pela alta presença de Dihidrotestosterona no sangue, nos homens essa taxa geralmente é mais alta devido aos hormônios masculinos.
Causas que podem influenciar diretamente a queda dos cabelos
Dentre as principais causas que podem levar a queda de cabelo dos pacientes, podemos destacar algumas, são elas:
- Estresse – tanto o estresse emocional quanto o físico podem desencadear a queda excessiva de cabelo. Os cabelos em geral enfraquecem e caem, principalmente em dias em que a pessoa se encontra no auge do stress;
- Radioterapias;
- Gravidez ou pós parto – devido a um fenômeno hormonal que acontece quando a mulher está gravida ou amamentando;
- Nutrição deficiente em nutrientes e minerais;
- Hereditariedade – em geral é mais comum dentre as causas, acometendo na maioria das vezes os homens. Porém, há muitas mulheres que perdem cabelo devido a idade, menopausa. Este tipo de calvície não está ligada a nenhum tipo de patologia;
- Uso excessivo de secador de cabelo, ferro ou shampoo;
- Fazer uso de alguns tipos de medicamentos, como: antidepressivos, anticoagulantes e até mesmo alguns tipos de contraceptivos;
- Diabetes;
- Lúpus;
- Anemia;
- Hipotireoidismo, entres outros.
A calvície pode ser evitada?
Sim, mas é preciso agir a tempo, identificando e procurando ajuda médica para que a causa da alopecia seja identificada e tratada a tempo de impedir o progresso da calvície.
Uma das principais coisas a se fazer que podem impedir o processo da alopecia em saltos e limites é evitar o estresse e evitar dietas drásticas. Nosso corpo precisa de uma dieta equilibrada com nutrientes, minerais e vitaminas, através de alimentação balanceada e saudável é possível perceber melhoras no cabelo.
O diagnóstico precoce da queda e consequentemente o início da investigação da causa da alopecia são um importante passo para se alcançar a saúde capilar, melhorando a qualidade de vida das pessoas que sofrem com essa condição.
O Dr. Felipe Haikal destaca que se você sofre de queda de cabelo, tem cabelo mais fino, couro cabeludo com comichão e a falta de cabelo é visível a olho nu, é aconselhável visitar uma clínica capilar para obter um diagnóstico eficaz e melhorar a saúde de seu cabelo.
Tratamento e implante capilar Ribeirão Preto
Se você deseja mais informações sobre o tratamento ou transplante capilar, entre em contato com Dr. Felipe Haikal, médico cirurgião capilar com experiência em cirurgias de Transplante Capilar em Ribeirão Preto.