O transplante capilar é um procedimento minimamente invasivo, seguro e que possui resultados bem naturais, é considerado o tratamento definitivo para alopecia androgenética, calvície.
O transplante é realizado por meio da retirada de folículos capilares da área doadora (AD), que não foram afetados pelo di-hidrotestosterona (DTH), o hormônio responsável pela calvície, sendo implantados na área receptora (AR) do paciente.
Como esses fios não foram afetados pelo hormônio DHT, eles levam a memória da área doadora para a área receptora, não sendo afetado pelo hormônio e aumentando as chances de um resultado melhor para o paciente.
O que é calvície?
A alopecia androgenética, conhecida como calvície, é uma condição hereditária onde os fios de cabelo sofrem um processo de afinamento com o passar do tempo, ocasionando o surgimento de áreas calvas.
A calvície ocorre devido à conversão da testosterona que, devido a uma série de fatores, se converte na di-hidrotestosterona (DHT), hormônio que, em grande quantidade, causa várias condições para o corpo, entre eles a calvície.
O Dr. Felipe Haikal médico que realiza transplante capilar fio a fio utilizando a técnica FUE explica que apesar de ser uma condição genética, não é todo mundo que tem o gene da alopecia androgenética que vai sofrer com a sua manifestação, depende de como são os hábitos da pessoa durante a vida, para que ocorra ou não a queda dos fios.
Os principais motivos para a manifestação da calvície
Podemos destacar como os principais motivadores da alopecia androgenética os seguintes fatores:
- Desequilíbrio hormonal;
- Hereditariedade;
- Gravidez;
- Estresse e ansiedade;
- Tabagismo;
- Exposição à radiação ultravioleta;
- Falta de vitamina D no organismo;
- Hábitos alimentares inadequados;
- Cuidados impróprios com o cabelo.
Vale destacar a importância de procurar um profissional para que seja realizada uma avaliação da condição do paciente, assim como a realização de exames que completem o diagnóstico.
A importância do cabelo para o auto reconhecimento
Os cabelos mesmo não tendo uma função determinante em nosso corpo, cumprem um papel importante na nossa relação com o que somos, com a nossa aparência. São a moldura do rosto, compõe e faz parte do visual, seja ele liso, crespo, curto ou longo, estando na maioria das vezes associado à nossa identidade.
Portanto a perda do cabelo impacta em aspectos emocionais e sociais, sobretudo quando atinge o publico mais jovem, em idade na qual é importante a auto confiança. Por isso é uma condição que deve ser investigada e tratada.
Quando devo procurar ajuda para a calvície?
Além disso, a queda dos fios pode indicar problemas de saúde, como alterações hormonais, problemas nutricionais, infecções ou até doenças autoimunes, logo sua causa tem que ser investigada e seu tratamento realizado.
As pessoas possuem em média 100 e 200 mil fios de cabelos e perde de forma natural entre 50 a 100 fios por dia, essa queda natural tem relação direta com as fases de crescimento do cabelo, que são três:
- Anágena – os cabelos estão crescendo essa fase dura entre 3 e 7 anos.
- Catágena – os cabelos começam a morrer, demora em média 3 semanas.
- Telógena, os cabelos são substituídos por fios novos, e pode demorar cerca de 3 meses.
Normalmente 85% dos fios estão na fase Anágena, ou seja, em crescimento. Quando esse percentual fica baixo, temos um quadro de queda ou de rarefação dos cabelos, com isso a tendencia é que caiam mais fios do que o normal.
Nesse contexto é fundamental procurar ajuda, primeiro para determinar qual o real motivo da queda, muitas vezes pode ser um problema de saúde e um tratamento equivocado, além de não reverter o quadro, pode agravar o problema e prejudicar a saúde integralmente.
É justamente nesse ponto que o Transplante capilar atua, os folículos pilosos resistentes à presença do DHT são transplantados para a região afetada pela calvície, com o tempo esse folículo se adapta naturalmente a sua nova localização, e passa a produzir fios de cabelos normalmente.
A técnica cirúrgica tem vários diferenciais, alcançando um resultado natural e com ótima durabilidade, por isso o transplante capilar é considerado o tratamento definitivo contra a calvície de padrão masculino.
Transplante Capilar em Ribeirão Preto SP
Para maiores informações, entre em contato com o Dr. Felipe Haikal, médico cirurgião capilar (transplante capilar) na cidade de Ribeirão Preto, SP.